Teresa Magalhães

Investigadora. Médica Especialista em Medicina Legal

 

No seu trajeto profissional, desde 1987, sempre atribuiu igual interesse e dedicação à atividade pericial clínica, de investigação científica e de ensino. Sente a investigação e o ensino como fundamentais para o desenvolvimento da área clínica, através do aprofundamento e atualização do conhecimento, bem como na promoção da qualidade e na inovação, sempre numa perspetiva de utilidade e de translação. Da mesma forma, necessita das perícias clínicas para apoiar e dar sentido ao ensino e investigação, baseando-os na realidade da prática forense. As atividades de gestão e associativa, foram-se desenvolvendo ao longo deste trajeto, bebendo da experiência nas três áreas de atividade anteriormente referidas, e tentando criar e desencadear soluções para as promover.
A linha condutora da sua atividade, foi sempre o processo de vitimização, tendo como objeto a pessoa vítima de violência voluntária (violência doméstica, maus tratos, agressões sexuais, ofensas à integridade física) ou involuntária (acidentes de viação e acidentes de trabalho), numa ótica médico-legal e forense mas, também, reabilitadora e social.
Nos seus 33 anos de trabalho, realizou mais de 18064 perícias de clínica médico-legal (entre outros tipos de perícias forenses).
Tem privilegiado o ensino pré e pós-graduado da área da clínica médico-legal, designadamente no Mestrado Integrado em Medicina (regente da Unidade Curricular de Medicina Legal), no Curso de Especialização em Avaliação do Dano Pessoal Pós-Traumático e nos Programas de Mestrado e Doutoramento em Ciências Forenses, que dirige, mas lecionando não apenas para futuros médicos, como também para juristas, psicólogos, criminologistas e técnicos forenses, entre outros, dado que se trata de uma área que apela à intervenção multidisciplinar e de várias especialidades médicas, para os quais a formação nesta matéria pode ser fundamental. É docente convidada da FMUP desde há 31 anos, sendo regente de várias unidades curriculares e foi professora catedrática convidada na FMUP durante 4 anos, ocupando também este cargo durante 10 anos no ICBAS e atualmente na CESPU (desde há 5 anos). O seu doutoramento (1997) e agregação (2004), surgiram de forma natural neste percurso, visando, sobretudo, desenvolver o seu conhecimento, capacidades e competências.
A investigação científica tem sido especialmente gratificante, na medida em que a translação e transferência do conhecimento se têm revelado claramente eficazes, muito particularmente em Portugal e também no Brasil, sobretudo a nível do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P., das Companhias de Seguros, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, bem como na atividade pericial clínica a nível privado. Isto tem-se refletido no trabalho desenvolvido pelos órgãos de polícia criminal, ministério público, tribunais, advogados, comissões de proteção de crianças e jovens, bem como, mais recentemente, a nível da saúde, contribuindo, assim, como é seu objetivo, para a promoção da Saúde e da Justiça. “Reduzindo” a números o seu perfil científico, pode este resumir-se de acordo com as métricas seguintes, no que respeita aos 100 artigos que tem em revistas indexadas com fator de impacto, sendo a primeira ou a última autora de 57 artigos e estando 25 artigos situados até ao percentil 50 da sua área científica, tendo por referência o JCR do ISI. Com um total de citações de 1260, o número de citações como primeira ou última autora é de 600, tendo por referência o número de citações no SCOPUS, com H-index de 18. É de realçar que o decréscimo sentido em 2015 se relaciona com profundas mudanças a nível do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. o que, apesar de se traduzir em termos de redução da produtividade científica, acabou por significar uma enorme evolução das atividades clínica e de ensino. Além dos números abaixo indicados tem 182 publicações entre revistas não indexadas, 57 capítulos de livros e 8 livros, apresentou 834 comunicações em reuniões científicas e orientou, concluindo, 87 provas académicas (3 de doutoramento, 34 de mestrado científico, 50 de mestrado integrado e 3 de licenciatura).

A par destas atividades, surgiram, como consequência natural, as atividades de gestão e associativa, tendo sido dirigente superior do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. (durante 13 anos), diretora do serviço de Medicina Legal da FMUP (o qual foi mudando de designações, sendo atualmente uma Unidade integrada num Departamento – desde há 19 anos), dirigente da Unidade Nacional de Avaliação do Dano Pessoal da Fidelidade - Companhia de Seguros S.A. (desde há 5 anos) e membro da direção do Colégio de Especialidade de Medicina Legal ou da Comissão Técnica da Competência em Avaliação do Dano Corporal da Ordem dos Médicos (desde há 21 anos - assumindo também o cargo de presidente, por períodos, em ambos). Foi fundadora dirigente de várias associações científicas.

CV

2005 Competência em Avaliação do Dano Corporal, Ordem dos Médicos (OM).
2005 Competência em Peritagem Médica da Segurança Social, OM.
2004 Competência em Gestão de Serviços de Saúde, OM.
2004 Agregação em Sociologia Médica, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto

(FMUP).
1999 Grau de Consultora em Medicina Legal, Conselho Superior de Medicina Legal. 1997 Doutoramento em Medicina, FMUP.
1997 Especialidade em Medicina Legal, OM.
1986 Licenciatura em Medicina, FMUP.

organised by ISSSP CIAIS | Terms | Privacy

powered by eventQualia